Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Como lhe dar com a Derrota

Como lhe dar com a Derrota?
Viver é estar em constante batalha na vida pessoal, familiar, conjugal, profissional, ministerial, espiritual etc. Nestas batalhas, podemos sair como vencedores ou perdedores. A palavra de Deus nos ensina como lidar com as derrotas e os fracassos da vida, a superar o desânimo, e em como extrair lições destes episódios.

1. O Desânimo
Não somos super-crentes (embora alguns se acham). Estamos passíveis de sermos tomados pelo desânimo diante das adversidades, das perdas, das esperas e dos fracassos.
As derrotas e adversidades produzem uma sensação de desamparo divino. É importante lembrar que não somos movidos por sensações, racionalizações ou qualquer outro aspecto dos sentimentos e da natureza humana, mas por fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11.1). Embora você possa não sentir ou perceber, mas Deus está contigo!
A história também nos revela derrotas e fracassos que foram trampolim para a vitória e o sucesso:
Albert Eistein. Expulso de uma escola em Munique em razão de não ter interesse em seus estudos, reprovado em um exame de admissão numa escola politécnica em Zurique, rejeitado para ser monitor ou assistente de turma, não foi vencido pelo fracasso e pelo desânimo. Ele persistiu, se realizou e tornou-se um dos maiores gênios da humanidade.
Ludwig von Beethoven. Por não conseguir aprender as regras da composição musical, seu professor fez a seguinte declaração: “Aquele homem nunca aprendeu nada e, o que é pior, nunca comporá nada digno de nota”. Beethoven tornou-se um dos grandes compositores da música clássica.
Luis Inácio Lula da Silva. De origem pobre, operário, derrotado por três vezes nas eleições presidenciais, não desanimou, e em 2002 foi eleito presidente do Brasil.
Quantos outros exemplos não poderíamos citar. Penso que a sua própria vida e experiência poderia ser aqui incluída.

2. Lições do Fracasso
- É preciso ter cuidado com o excesso de confiança 
- Consultar sempre a Deus;
- Obedecer ao Senhor é prerrogativa indispensável para aqueles que desejam ser bem sucedidos (Js 7.6-12)
- Ser derrotado em uma batalha nem sempre implica em perder a guerra. Derrotas servem de experiências e lições práticas, para que não erremos de novo, e para podermos aconselhar os que vivenciarão ou vivenciam as batalhas que já lutamos (Rm 8.28).
- Deus é Deus de oportunidades. Nossas falhas, deslizes e erros, não fazem com que Ele nos lance para sempre de sua presença. Graciosamente, mediante nosso arrependimento e confissão, Ele não apenas nos encoraja a tentarmos novamente, mas nos conduz em triunfo para o louvor de sua glória (Js 8.1-29)
Duvido que você queira viver com esses sentimentos; ou seja, com baixa-estima. Mas o que fazer?  Se você continuar a viver pelos seus sentimentos, irá de mal a pior! A Bíblia diz:  A vontade de  viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança. (Provérbios 18:14 NTLH) Então, pare de ficar dizendo em desistir, em desanimar e não se abrace com o fracasso e a derrota. Mas você me diria: "Como eu posso ser forte, quando ao meu redor tudo está desmoronando?” Em vez de  você ficar desanimado, por que não confiar em Deus para se levantar das cinzas? A Bíblia diz: O meu coração está profundamente abatido, e por isso eu penso em Deus. (...) (Salmos 42:6 NTLH)
O salmista orou assim: Não me deixes afundar na lama. (...) Não deixes que as ondas me cubram. Não permitas que eu me afogue em águas profundas, nem que seja engolido pela sepultura. (Salmos 69:14,15 NTLH) Perceba os seus sentimentos, como insegurança e medo. Você pode estar orando da mesma maneira; entretanto, por que não dar um passo a mais? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário